top of page

Vida em Sintonia - Pensamento Positivo

Atualizado: 16 de ago. de 2024


Sintonia para a psicologia é o estado das pessoas equilibradas, que se encontram em harmonia ou correspondência com o meio e consigo.

Conceito teórico de sintonia para eletricidade é a qualidade de seleção dos receptores nos quais as emissões de frequências produzem um efeito mínimo.


Pensamento Positivo
Pensamento Positivo

Fazendo uma analogia da eletricidade a uma vida em sintonia: filtrar o que recebemos e transmitimos, ou seja, ouvimos, falamos, vemos e sentimos (seleção dos receptores e transmissores). 


O efeito mínimo na frequência é não deixar ocorrer o desequilíbrio entre as áreas da vida e na relação com as pessoas, ou seja, estar em sintonia entre corpo, mente e meio de convívio.

Quando se fala em frequência de evolução para vida, temos que buscar aumentá-la para se ter sucesso, mas não deixando a discrepância de frequência entre as áreas da vida, pois esse desequilíbrio em um período prolongado, pode perder a frequência e, algo que não pode ocorrer é essa perda, pois o processo para sintonizar, demandará mais energia e mais tempo. O que eu me refiro é que demandar mais energia para uma área da vida, por exemplo o trabalho, por um período, terá que diminuir em outra, podendo ser a família. Se essa energia for por um período muito prolongado, terá uma discrepância de atenção para essas áreas, onde uma fica com muito e a outra fica com pouco. Isso não significa que essas esferas da vida devem ser equilibradas de forma igual, só não pode ocorrer uma discrepância de frequência muito grande e por um período prolongado.


O desequilíbrio focado em uma área para buscar determinados resultados, em um período determinado de tempo, é saudável para o crescimento.


Atente-se de estar em lugares e com pessoas na mesma frequência ou mais elevada. Se a frequência for alta demais, pode ocorrer um desequilíbrio. Um exemplo no mundo dos negócios:  Você consegue um cargo de diretor, sem passar por cargos menores, sem adquirir conhecimentos e experiências necessárias, assim não estará preparado para assumir o cargo, e se assumir, provavelmente será um fracasso e perderá a credibilidade, a confiança e o cargo. Esse é um exemplo de subida de frequência sem alicerce, sem a competência para aquele patamar, ou seja, não há sintonia entre o profissional, o cargo e o ambiente. Conclusão, suba de frequência, mas sintonize os canais, não passe direto, mas não pare.

Quando se trata do equilíbrio entre a corpo, mente e espírito, mantenha a mesma frequência entre essas esferas, ou seja uma visão única.


A sintonia desregulada dos casais faz com que ocorram tantos divórcios, mas claro, não só a falta de sintonia, mas a falta de maturidade intelectual, emocional e espiritual

Podemos citar problemas de traição, desrespeito, falta de empatia, falta de diálogo, no entanto, tudo isso ocorre pela falta de sabedoria, que são essas três inteligências aplicadas a ação.

O amor é essencial para construir e manter uma relação saudável, mas sem as inteligências, se chega ao fim. Quando digo, "ao fim", me refiro a uma relação saudável, e não uma doentia, como ocorre em muitos casos onde o casal não se separam e vivem em pé de guerra, ou até pode viver na paz, mas nem se relacionar como casal.


Já parou para pensar o quanto as emoções descontroladas atrapalham a sua vida?


Para deixar claro que, não temos o controle das nossas emoções, mas sim, o controle da reação que temos após as emoções serem abaladas.


  1. Imagina e escreva em uma folha ou no seu celular três momentos que você não conseguiu se "controlar emocionalmente" com o seu parceiro(a), ou com alguma outra pessoa do seu circulo de convívio.

  2. Agora pense em três atitudes diferentes que você poderia ter tido naquele momento para ter resolvido o problema de forma mais tranquila.


Esse é um exercício prático e habitual que vai ajudar entrar em sintonia com o outro.


Escrever é uma forma de ação que nos faz memorizar no início, e se depararmos com as mesma situações, essa memória será ativada para uma ação mais assertiva e, consequentemente, a repetição dessas ações se tornaram crenças que farão parte do seu inconsciente, ou seja, são conhecimentos enraizados em você, dessa forma, fazendo parte do seu ser que mudará as suas atitudes ruins para atitudes boas nas circunstâncias citadas. Essas mudanças são necessárias para entrar em sintonia consigo e com o(a) parceiro(a).

Por isso a importância do autoconhecimento, que é vitalício e constante e, consequentemente, os pensamentos positivos farão parte do dia a dia.


Autor: Renato Fregni

Comentários


©2024 por Renato Fregni. 

@renato_fregni

bottom of page